Em reconhecimento a uma das mais importantes personalidades históricas de Araputanga (a 345 km de Cuiabá), os vereadores aprovaram na noite de ontem, segunda-feira, dia 7 de março, o Projeto de Lei (PL) que autoriza o Poder Executivo a implantar um memorial homenageando o monsenhor Ermínio Celso Duca (in memoriam).
A proposição foi de todos os vereadores do município, que consideram um ação importante para manter viva a memória do religioso. “As pessoas de outras cidades e outros estados, que vierem à cidade de Araputanga, poderão, através do memorial, conhecer o legado deixado por Padre Celso”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Ronaldo das Botas (Republicanos).
O vereador Paulinho Gato (Republicanos) destacou o projeto e a criação do memorial como de grande relevância. “A comunidade e o atual pároco estão empenhados para isso e a aprovação desse projeto será de muita valia para o poder público também viabilizar recursos para a construção desse memorial”, afirmou.
A instituição do dia 20 de janeiro, data do falecimento do monsenhor Ermínio Celso Duca, como feriado municipal foi proposto pela vereadora Sandra Lopes (DEM). “Eu propus o projeto para ser feriado e em conversa nós entramos em bom senso com a aprovação, também, do memorial, que dará honra a quem tem honra”, disse a vereadora.
Para o vereador Ulisses Ferreira (PDT), o feriado e a criação do memorial é importantíssimo para o município de Araputanga manter viva a memória do Padre Celso. “É importante a união dos vereadores, para através de diálogo buscar as melhores alternativas para a comunidade araputanguense” destacou.
Integrante da comunidade Católica araputanguense, que acompanhou o monsenhor desde os dez anos de idade, Júlio Pena vê que o projeto é de suma importância. “É o mínimo que a comunidade poderia oferecer ao monsenhor, que foi e continua sendo importante para a nossa cidade”, frisou.
Assista a matéria em vídeo da TV Popular Web, clique aqui.
Iniciativa busca valorizar práticas que transformam cidades em ambientes mais inteligentes e sustentáveis.
Atualmente, a devolução é feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude
Quem desejar apoiar a iniciativa pode entrar em contato diretamente com a professora Vanusa Xavier pelo telefone (65) 9 9990-8186.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.